Ergonomia: dicas para utilização saudável do computador


Fizemos uma guia simples que pode te ajudar a melhor a postura e mudar alguns hábitos errados.
Você fica muitas horas no computador? Se sim, a probabilidade de você estar adotando posturas incorretas é bem alta. Ao usar notebooks, desktops, tablets ou qualquer outro dispositivo que nos deixam entretidos por horas é fácil se desligar do próprio corpo e nem perceber que a coluna e os ligamentos podem estar sofrendo.

Uma postura inadequada durante horas pode causar dores além de outros problemas mais sérios. Pensando no seu bem-estar, fizemos um guia de ergonomia para que você mude alguns hábitos e passe a prestar atenção na sua postura.

- Use uma cadeira que tenha suporte para as costas.

- Mantenha seus pés apoiados no chão ou em um suporte apropriado. Isso ajuda a reduzir a pressão sobre as costas.

- Evite girar ou inclinar o tronco ou o pescoço ao trabalhar. Fique sempre de frente para a tela do computador.

- Tente deixar seus ombros relaxados e os cotovelos junto ao corpo.

- Se necessário, apoie seus cotovelos em pequenas almofadas para evitar deixá-los em uma superfície dura.

- O antebraço deve ficar alinhado em ângulo de 100 a 110 graus com o teclado. Ou seja, o teclado precisar estar com a parte de trás inclinada para que você não levante os braços para digitar.

- Use apoio para os pulsos e matenha em posição neutra ou reta ao digitar.

- Levante de 30 em 30 minutos para dar uma volta, beber água e se alongar (conforme imagem abaixo).