Ergonomia em Escritórios

O que observar em sua cadeira:

Base:

Uma cadeira moderna possui 5 pés de apoio na base.
Porque? A estabilidade é maior do que 4 pés, prevenindo quedas.

Assento:

O assento deve possuir o bordo anterior curvado para baixo e controles de altura, de forma que possa ajustá-la mantendo suas coxas paralelas ao chão. A parte posterior da panturrilha (batata da perna) deve ficar afastada do assento no mínimo de 2 ou 3 centímetros
Porque? Agindo desta maneira estará distribuindo o peso do corpo por todo o assento. O ajuste alto demais, tende a comprimir a parte posterior da coxa próximo ao joelho. Baixa demais, a força de compressão tende a se localizar apenas nas nádegas. Ambas as situações geram desconforto e dificultam a circulação sanguinea.

Apoio lombar :

Este deve apoiar a região lombar da coluna. Este apoio deve possuir ajuste de altura e inclinação, independente dos ajustes do assento.
Porque? O apoio lombar bem ajustado, auxilia na sustentação de toda a coluna. Sem este apoio, esta sustentação é toda realizada pela musculatura da coluna, concentrando todo o peso da parte superior do corpo na ultima vértebra lombar. Sem o apoio e dependendo do tempo que se permanece sentado, a musculatura pode entrar em fadiga gerando desconforto.

Apoio de braços:

O apoio de braços deve possuir ajustes de altura e, nos casos de usuários obesos, pode necessitar de ajustes no sentido lateral.
A necessidade de apoio de braço em alguns casos deve ser opcional, pois em determinadas atividades ele pode atrapalhar gerando desconforto.
Devemos lembrar que este equipamento é um apoio e não um suporte. Assim, não recomendamos a utilização constante do apoio durante digitação mais prolongada.
Mesmo com um bom apoio de braço deve-se realizar pausas ou micropausas.