NORMAS

Visando a manutenção da qualidade de nossos produtos e a satisfação de nossos clientes, integramos em todo processo de produção a sustentabilidade e a responsabilidade social, conseguindo assim atender no cumprimento das normas aplicáveis como as ISO9001, ISO14001, OSHAS 18001, ISO TS 16949, Plano Nacional de Resíduos Sólidos e Compras Sustentáveis (ISO20400).

Norma ISO 9001:2015 - Sistemas de Gestão de Qualidade

A ISO 9001 tem como objetivo melhorar a gestão de uma empresa e pode ser aplicada em conjunto com outras normas de funcionamento, como as normas de saúde ocupacional, de meio ambiente e de segurança.

Requisitos da norma ISO 9001:2015
6.1 Ações para abordar riscos e oportunidades

6.1.1 Ao planejar o sistema de gestão de qualidade, a organização deve considerar as questões referidas em 4.1 e os requisitos referidos em 4.2 e determinar os riscos e oportunidades que precisam ser abordados para:

  • Assegurar que o sistema de gestão de qualidade possa alcançar seus resultados pretendidos;
  • Aumentar efeitos desejáveis;
  • Prevenir, ou reduzir, efeitos indesejáveis;
  • Alcançar melhoria.

6.1.2 A organização deve planejar:

    1. ações para abordar esses riscos e oportunidades;
    2. como:
      1. integrar e implementar as ações nos processos de seu sistema de gestão da qualidade
      2. avaliar a eficácia das ações.

Resposta: A Espectro oferece produtos diferenciados no mercado. Produtos com qualidade e sustentáveis, com processos altamente confiáveis e histórico de ciclo de vida do produto, minimizando qualquer impacto ambiental, sempre preocupada em detectar e diminuir possíveis riscos em seu processo.

Processo de Ciclo de Vida do Produto.

Norma 14001:2015 – Sistema de Gestão Ambiental

A alma da ISO 14001 é a identificação de aspectos e impactos ambientais e a elaboração de um programa para reduzir esses impactos. Por meio de controles, metas e monitoramento a organização começa a reduzir ou eliminar seus impactos.

 

Requisitos da norma ISO 14001:2015
5.2 Política Ambiental

Alta direção deve estabelecer, implementar e manter uma política ambiental que, dentro do escopo definido em seu sistema de gestão ambiental:

  1. Seja apropriada ao propósito e ao contexto da organização, incluindo a natureza, escala e impactos ambientais das suas atividades, produtos e serviços;
  2. Proveja uma estrutura para o estabelecimento dos objetivos ambientais;
  3. Inclua um comprometimento com a proteção do meio ambiente, incluindo a prevenção da poluição e outro(s) compromisso(s) especifico(s) pertinente(s) para o contexto da organização;

NOTA:  Outro(s) compromisso(s) especifico(s) para proteção ambiental pode(m) incluir uso sustentável de recursos, mitigação e adaptação à mudança climática, e proteção da biodiversidade e dos outros ecossistemas.

  1. Inclua um comprometimento em atender os seus requisitos legais e outros requisitos;
  2. Inclua um comprometimento com a melhoria continua do sistema de gestão ambiental para aumentar o desempenho ambiental.

Resposta: A Espectro oferece produtos sustentáveis feitos de garrafas Pet, atendendo assim a NOTA da norma que inclui o uso sustentável de recursos, mitigação e adaptação a mudança climática e proteção da biodiversidade e dos ecossistemas. Atendimento ao item d) - atendimento aos requisitos legais, com a informação documentada validada.

ISO TS 16949:2009 Gestão de Qualidade Automotiva (Montadoras)

A ISO/TS16949 é uma especificação técnica com base na ISO9001 e é a norma que define os requisitos do sistema de qualidade para a cadeia de fornecedores da indústria automotiva.

Perguntas com base nos requisitos da ISO 16949:2009
Como a Espectro pode contribuir com atendimento a esta norma direcionada para montadoras?

Resposta: No atendimento especifico ao fornecimento de produtos às montadoras, em relação aos requisitos 4.2.3 - Controle de Documentos, 4.2.4 -Controle de Registros  e 7.4.1 - Processo de Aquisição, a Espectro fornece a documentação e registros necessários para atendimento ao procedimento de homologação de fornecedores, bem como a tratativa do processo de aquisição e de fornecimento de produto e seu histórico de matéria-prima, e, ainda, o seu controle de estoque e garantia de fornecimento aos seus clientes.

Norma 20400 – Compras Sustentáveis

A ISO 20400 estabelece diretrizes, fornece orientação para organizações que queiram integrar a sustentabilidade em seus processos de compra. Trata-se de uma aplicação setorial da ISO 26000 – Diretrizes sobre Responsabilidade Social, que complementa, concentrando-se especificamente na função de compra.

Está norma destina-se a todos setores público ou privado independente de seu tamanho. 

Resposta: A Espectro oferece produtos diferenciados no mercado. Produtos com qualidade e sustentáveis, com processos altamente confiáveis e histórico de ciclo de vida do produto, minimizando qualquer impacto ambiental, sempre preocupada em detectar e diminuir possíveis riscos em seu processo.

Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)

De acordo com o site do Ministério do Meio Ambiente, “a Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é bastante atual e contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.” 

“Prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).”

“Institui a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos: dos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, o cidadão e titulares de serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos na Logística Reversa dos resíduos e embalagens pós-consumo e pós-consumo.”

Resposta: A Espectro procura, em seus processos operacionais, minimizar qualquer impacto ambiental negativo. Utiliza matéria prima reciclada – garrafas pet -, e se preocupa com o ciclo de vida de seus produtos, desde a produção até a logística reversa final.

Saiba mais sobre a PNRS no site do Ministério do Meio Ambiente.

https://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-solidos/politica-nacional-de-residuos-solidos.html

MENU

ESPECTRO